sábado, 30 de janeiro de 2010

Portugueses têm mais vontade de ser pais

"O número de crianças adoptadas aumentou substancialmente em 2009. Neste ano, receberam pais adoptivos 718 menores, quando em 2008 se tinha ficado pelos 408. Ou seja, em apenas 12 meses, a adopção cresceu 76%. Uma subida que se deve à maior sensibilização dos técnicos e juristas que trabalham na área e à existência de listas nacionais com os candidatos a pais e a filhos, em vigor desde 2006, cujo cruzamento de dados facilita a circulação da informação, justificam os responsáveis em declarações ao DN. "O aumento é consistente de ano para ano. Os processos de adopção têm vindo a melhorar, quer do lado da segurança social quer do lado dos tribunais e das instituições", argumenta Edmundo Martinho, presidente do Instituto de Segurança Social. O dirigente refere-se à formação de técnicos para os lares ao abrigo do programa Desafios, Oportunidades e Mudanças."

Fonte: "Número de crianças adoptadas cresceu 76% num só ano". http://www.tribunamedicapress.pt, 2010-01-20 [Consult. 2010-01-30]

Rúben.

2 comentários:

Fábio Pinto disse...

Foi um aumento excepcional, sem dúvida, mas será indicativo de tendência, ou apenas um pico sazonal?

E não nos esqueçamos que muitos dos processos de adopção demoram alguns anos desde que são iniciados até serem concluídos. Existe uma diferença significativa entre a quantidade de processos que entram e a quantidade de meninos e meninas que saiem.

Anónimo disse...

muito interessante. espero um dia contribuir para o aumento desse numero.