quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Dia Nacional da Adopção de Crianças

"O Bloco de Esquerda apresentou uma proposta de recomendação ao governo para a instituição de 10 de Maio como o Dia Nacional da Adopção de Crianças, estando prevista a sua discussão em plenário a 15 de Abril.

Luís Fazenda, deputado relator do documento, explicou à Lusa que a criação de um dia nacional seria uma forma de anualmente chamar a atenção para esta temática e para o elevado número de crianças a viver em instituições.

Esta recomendação surge na sequência de uma petição com cerca de cinco mil assinaturas idealizada pelo grupo de discussão «Nós Adoptamos» e lançada no início de Outubro de 2008 pela Associação de Apoio à Adopção de Crianças «Bem me Queres».

O objectivo da criação deste dia, segundo os promotores da petição, é lançar o debate na sociedade sobre a temática da adopção, além de pretender sensibilizar o poder judicial para a necessidade da celeridade dos processos.

Luís Fazenda explicou que há muito que discutir sobre a questão da adopção como, por exemplo, a revisão da legislação que «continua a ter presente a tese de que os pais biológicos são preferíveis aos pais adoptantes», podendo isso implicar atrasos na definição de novos projectos de vida para as crianças institucionalizadas."

Fonte: "Duas mil crianças para adoptar em Portugal". http://diario.iol.pt, 2009-04-05 [Consult. 2010-01-28]

Rúben.

2 comentários:

Ricardo Pinto disse...

Ao principio não percebia o objectivo de criar um do Dia Nacional da Adopção de Crianças, mas depois de ler este post fez mais sentido... xD

Muito boa pesquisa estou esclarecido =D

Vanessa disse...

Concordo com a ideia de fazerem um Dia Nacional da Adopção de Crianças, podia ser que assim algumas pessoas tomassem mais consciência de que há meninos e meninas que precisam de um lar e de uma família que lhes dê carinho